Velas vegetais saudáveis, sustentáveis e sem crueldade
A partir da segunda metade do século XX, a parafina e outros hidrocarbonetos minerais têm sido a principal fonte de ceras. No entanto, nos dias de hoje, e devido à evolução consciencial da sustentabilidade, é cada vez maior a necessidade de utilização de ceras à base de óleos vegetais como uma alternativa sustentável, natural e saudável.
As ceras vegetais, como o próprio nome indica, são produzidas a partir de óleos derivados de plantas versáteis e abundantemente disponíveis, em vez de óleos petroquímicos.
Principalmente, as velas são feitas de parafina ou contêm aditivos de parafina, derivados de petróleo, carvão ou óleo de xisto. A parafina é uma mistura de hidrocarbonetos saturados e é a matéria-prima por excelência para a produção de velas, pois o seu custo é relativamente baixo. Além disso, apresenta uma cor branca (depois de branqueada) e não possui odor.
Portanto, a parafina é o último subproduto do petróleo que fica no fundo do barril de petróleo, que é rejeitado pela indústria petrolífera. Além disso, vários compostos químicos são adicionados à parafina para obter uma cera mineral perfeita.
Quando essa cera mineral começa a queimar, são libertados componentes tóxicos, como acetona, benzeno e tolueno, todos conhecidos como cancerígenos, afetando não só a saúde humana, mas também o meio ambiente. A fuligem e os gases libertados pela parafina são muito semelhantes aos libertados por um motor a diesel. É muito prejudicial à saúde, principalmente para quem sofre de alergias ou problemas respiratórios como a asma.
As ceras vegetais, como o próprio nome indica, são produzidas a partir de óleos derivados de plantas versáteis e abundantemente disponíveis, em vez de óleos petroquímicos. Assim, a melhor opção deve ser velas com ingredientes vegetais e/ou naturais, pois não são prejudiciais e não libertam substâncias tóxicas durante a queima.
- Rendimento superior face às ceras minerais, pois caracterizam-se pelo seu odor neutro, o que lhes confere uma excelente capacidade de retenção e libertação de fragrância; queima limpa e lenta que ajuda a vela a queimar a uma taxa e temperatura mais consistentes com menos fuligem; excelente base para pigmentos e corantes, pois criam velas muito brancas.
- Versatilidade superior, pois oferecem uma ampla gama de propriedades com possibilidade de personalização de misturas.
- Ambiente saudável, sustentável, vegano e livre de crueldade – a produção global de óleos vegetais é grande e crescente baseada em fontes vegetais renováveis. As ceras vegetais caracterizam-se por serem atóxicas, biodegradáveis e não conterem substâncias derivadas de animais.
Está no site perfeito para encontrar facilmente uma vela perfumada e sustentável. Desta forma, estará a proteger-se a si, ao planeta e a criar uma atmosfera quente e saudável na sua própria casa.