Ingredientes de cera de abelha 100% puros e orgânicos
A cera de abelha é utilizada há séculos na arte de fazer velas, tendo um impacto cultural e religioso significativo. É um produto natural, disponível nas tonalidades de castanho ou esbranquiçado, com um aroma agradável, de queima longa e libertar fumo.
Todos os nossos produtos Elegância de Abelha/Mundo de Abelha são feitos a partir de cera de abelha 100% pura, colhida pelos melhores apicultores europeus, diminuindo assim o tempo de transporte. Desta forma, garantimos que todos os nossos produtos são produzimos com a máxima qualidade.
O processo começa com as abelhas mais velhas a saírem da colmeia para irem buscar e trazer de volta o néctar, que será convertido em mel e posteriormente armazenado.
As abelhas mais jovens, com idade entre 12 e 20 dias, possuem oito glândulas produtoras de cera na parte inferior do abdômen. Portanto, para produzir cera, essas jovens abelhas empanturram-se de mel. O açúcar resultante é convertido pela glândula de cera em minúsculos flocos ou escamas que são secretados por minúsculos poros. Quando expostos ao ar, esses minúsculos flocos endurecem e formam cera.
As escamas de cera secretadas são recolhidas pelas abelhas e mastigadas até que a cera se torne maleável. A temperatura da colmeia é muito importante, pois a cera precisa ser facilmente manuseada para ser usada como material de construção. Assim, as abelhas também regulam a temperatura da colmeia (aprox. 35º) usando o calor do corpo.
Enquanto esta temperatura ambiente for mantida e houver mel na colmeia, as jovens abelhas estão ocupadas a construir novos favos, reparar os favos velhos e interligando células de armazenamento.
As abelhas seguem um processo impressionantemente preciso ao fazer cera de abelha, mas as variantes naturais nas plantas e flores ao seu redor significam que não há dois lotes iguais.
As variantes de cores são introduzidas na cera de abelhas à medida que as abelhas misturam cera com pólen, um toque de mel, enzimas e algo chamado própolis, que deriva de uma resina feita de casca, brotos de folhas e outros pedaços de plantas.
A mistura é o que dá à cera de abelha a sua estrutura pegajosa e saudável, e às velas naturais de cera de abelha sua deliciosa cor de mel (e cheiro!). As variantes na cor refletem a composição do pólen, mel e própolis naquele momento.
A cera de abelha no seu estado natural já está na forma de cera, portanto não precisa da adição de ingredientes sintéticos ou produtos químicos.
O seu alto ponto de fusão permite que tenha um tempo de queima significativamente maior.
A sua chama emite uma luz pura e quente, considerada a mais bonita visualmente. Este brilho suave é perfeito para combater a fadiga ocular ou dores de cabeça, ajudando-o a criar um ambiente relaxante após um longo dia.
Uma das características mais únicas e mágicas da cera de abelha é a sua capacidade de purificar o ar. Velas de cera de abelha emitem íons negativos enquanto queimam. Estes ajudam a neutralizar os poluentes no ar, ajudando a eliminar poeira, pólen e quaisquer odores desagradáveis.
A desvantagem de um produto de alta qualidade como a cera de abelha é que é mais caro produzir do que outras ceras, e é por isso que muitas lojas de rua usam cera de parafina mais barata nas suas velas. No entanto, a parafina deriva do óleo de petróleo.
Quando queimam, libertam uma quantidade de compostos orgânicos, voláteis, tóxicos e cancerígenos para o ar – semelhante a inalar os fumos do seu carro dentro da sua casa.
Não é surpresa que estas toxinas no ar possam agravar doenças como asma e alergias. Com o passar do tempo, respirar regularmente esses vapores é o pior que pode fazer para a saúde geral dos seus pulmões.